Química
O profissional que opta por essa carreira é responsável por realizar o estudo da composição da matéria, analisando diferentes substâncias e compostos, observando suas propriedades físicas e químicas e como elas reagem a diferentes fatores.
O químico pode atuar na área de ensino como professor, tornar-se químico ambiental, lidando com medidas de proteção à natureza, ser um pesquisador, trabalhando com institutos de pesquisa, atuar como químico forense, contribuindo para a realização de perícias e ainda atuar como químico industrial, desenvolvendo produtos para indústrias.
O mercado profissional em Química é bastante amplo, abrangendo a indústria de alimentos, petroquímica, de produção de celulose, fertilizantes, entre outras. O setor da fabricação de cosméticos, de petróleo e o agrícola (produção de químicos) apresenta um grande potencial. Boas oportunidades também se concentram nos polos petroquímicos e químicos, localizados, sobretudo, no sudeste, nordeste e sul do país.
Além dessas áreas, a docência também é uma boa opção. No entanto, é essencial que o profissional goste da área para que tenha um bom desempenho e consiga fazer com que os alunos aprendam de fato com a didática que empregam.
Os alunos são submetidos a aulas que irão fazer com que ele se forme e tenha uma visão generalista sobre a todas as áreas da química: orgânica, inorgânica, físico-química e analítica. Parte das aulas é ministrada em sala de aula e outras em laboratório, onde podem ter um contato prático importante para a formação.
Dentre as principais disciplinas estão Cinética Química, Análise do Solo, Bioquímica, Química Experimental etc. Para os que optarem pela licenciatura, existe algumas outras matérias específicas, para que aprendam a lidar com os estudantes.
Localização
Estudos destacados

- Bacharelados

- Licenciaturas

- Licenciaturas

- Bacharelados

- Bacharelados

- Mestrados

- Licenciaturas

- Doutorados

- Especializações

- Especializações